quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Proerd - O que é Prevenção?

Todos nós possuímos o chamado conhecimento prévio, mas muitas vezes o conhecimento que temos não tem ciência do real significado das palavras que pronunciamos, por isso, antes de tudo quero postar como primeiro artigo desta página o real significado e origem da palavra prevenção, esta que é totalmente ligada ao trabalho de educação, saúde e segurança que os instrutores do Proerd tem por meta, mesmo muitas vezes nem sequer tendo esse discernimento.
Isso mesmo, quando fazemos prevenção, principalmente com referência às drogas, estamos trabalhando em três áreas de atuação, a primeira delas é a educação e não depende só do instrutor por si só, mas da parceria entre escola e família, pois são estes dois principais pilares da formação integral do ser como agente transformador e multiplicador.
Na escola as ações do policial militar são pormenores quando efetuadas individualmente, mas quando há uma parceria e bom senso do corpo escolar e familiar, as ações passam de miúdas à “macro contextuais”, pois a repercussão e a missão preventiva passa a ser prioridade da comunidade local atingida pelas ações de prevenção.

Não obstante, as ações de prevenção são também e incondicionalmente são de saúde, seja mental, física, psicológica e porque não, espiritual. Tanto o nosso organismo físico como o transcendente precisam ser nutridos com boas influências e com atitudes saudáveis, ou seja, o alimento físico e principalmente o mental. Nutrir a mente é tão importante ou até mais importante que nutrir o corpo e hoje o significado de saúde paira nessa conjuntura de bem estar físico, mental e espiritual.
Concernente à segurança fica bem claro que alguém que se previne ao uso e/ou abuso de drogas possui uma vida mais saudável e tem menos inclinação a se envolver com atividades violentas, desde pequenos delitos a crimes hediondos, pois a educação preventiva mostra o quanto a droga tira o poder de decisão do indivíduo e o coloca em zona de risco.
Na realidade poderíamos já ter falado aqui da origem da palavra prevenção, mas antes de tudo a prioridade é alertar a pais, professores, alunos e todo o bojo social que devemos ter ações coletivas e harmônicas para melhor execução das ações preventivas, pois como já dito, ela é também responsável pela melhoria das condições de educação, saúde e segurança.
Enfim, o significado da palavra prevenção é o mesmo que chegar antes, e esta palavra é proveniente do latim praevenire, dotada como antecipação e ainda mais além, é o mesmo que chegar antes de tudo, no trabalho do Proerd então, é o mesmo que chegar antes do amigo mal intencionado, antes do traficante, antes do desejo pelo uso e/ou abuso de drogas.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More